Poeta Leonardo Silva é o representante de Buíque no MOXOTEMA

No último final de semana, aconteceu o I Moxotema, Consórcio Cultural do Moxotó/Ipanema, reunindo sete municípios com seus respectivos representantes. Buíque está representado no Moxotema pelo poeta e escritor Leonardo Silva. Segundo ele, o consórcio terá um papel fundamental no fortalecimento da identidade cultural de toda essa região, valorizando os artistas e criadores de arte e cultura.

“Como terra que abriga o Parque Nacional do Catimbau e reúne artistas dos mais diversos segmentos, seja nas artes plásticas, artesanato, literatura, música, vídeo, foto, entre tantas outras, Buíque não poderia ficar de fora dessa junção de ideias, práticas e criatividade que deverá promover uma maior interação entre todos esses artistas e municípios”, afirmou.

Os principais objetivos do MOXOTEMA são o de fortalecer a identidade cultural no Moxotó-Ipanema mediante fortalecimento dos vínculos entre os Municípios das referidas microrregiões; Promover intenso intercâmbio cultural entre as cidades que compõem as microrregiões Moxotó-Ipanema, possibilitando a circulação de artistas e espetáculos; e Articular, mediante ampla discussão, um conjunto de ações, visando à projeção da arte e dos artistas dos Municípios envolvidos.

O representante da terra do Parque Nacional do Catimbau, Leonardo Silva, é membro da Academia Buiquense de Letras e das Artes (ABLA), da Academia Virtual de Letras (AVL), Coordenador do Grupo de Leitores Cyl Gallindo e atualmente está como Diretor/Coordenador da Biblioteca Municipal Graciliano Ramos. É autor do livro “Flor, Paixão e Chocolate”, publicado em 2010. O arco-buiquense tem textos publicados nas antologias: A virtude da esperança (2ª Antologia poética da AIL/2020) e Antologia “Poesias sem fronteiras” (XVI Concurso Literário). Participou em 2015, do IV PRÊMIO SOLANO TRINDADE DE POESIA AFRO BRASILEIRA, Jaboatão dos Guararapes.

Os municípios participantes do Consórcio Cultural e seus respectivos representantes são: Arcoverde (Kleber Araújo e Túlio Araújo), Sertânia (Josessandro Andrade), Pesqueira (Diosman Avelino), Buíque (Leonardo Silva), Ibimirim (Rênia Waléria), Custódia (Izaias Moura e Marcos Silva) e Tupanatinga (José Edmilson / Zé de Nica).

Postado em Cultura.