Na última quarta-feira a MAC (Maternidade Alcydes Cursino) em parceria com a Secretaria de Saúde e Secretaria de Assistência Social de Buíque realizou um evento dedicado exclusivamente às mulheres gestantes do município.
Em um momento descontraído as parteiras, médico, enfermeiras e diretora do hospital puderam mostrar o quanto é importante que as gestantes conheçam tudo o que cerca esse momento especial que vai desde a concepção até o nascimento do bebê. Na ocasião, foram abordados diversos temas, mas sobretudo o fato de que a MAC está de portas abertas para receber as gestantes com uma infraestrutura invejável para um parto natural.
Ainda, as gestantes puderam sanar dúvidas sobre o parto, regularizar seus cadastros para o acompanhamento gestacional e também conhecer as instalações de primeiro mundo onde seus filhos poderão nascer com o acompanhamento de toda equipe do hospital.
A Prefeitura de Buíque faz o acompanhamento mensalmente nos postos de saúde da Família em todo o município. Também faz o acompanhamento dessas mulheres através do Programa Mãe Coruja que esteve presente junto as suas equipes para orientar a importância da prevenção e exames.
Após as falas das equipes, as grávidas acompanharam a diretora do hospital que apresentou os equipamentos de última geração que a MAC dispõe, materiais que muitas vezes não se encontra em muitos hospitais de grande porte por onde gestantes saem a procura fora do município.
Há muitos anos a Maternidade é referência no município. Por esta razão, encontrar uma infraestrutura acolhedora é fundamental para o sucesso do parto. Contando com uma sala de pré-parto, cama PPP que levanta, senta e deita, sala de cuidados com o recém-nascido, sala de parto com cama PPP, berço aquecido, material de reanimação fetal e pediátrico, baby puff, o2, capacete de transferência, balança, ventilador pulmonar e detector fetal faz da MAC realmente uma referência. O hospital também comemora os passos que seguem para em breve inaugurar sua sala de cirurgia que certamente será um avanço na saúde do município.
A diretora Amanda Cursino demonstra toda a felicidade em atender as gestantes e garante que os atendimentos são direcionados a humanização do parto e que os casos excepcionais são transferidos quando a maternidade realmente não tem como intervir por questões da própria saúde da gestante e do bebê. Ela ainda, enfatiza que para haver sucesso no parto é necessário que a gestante seja bem acompanhada no pré-natal, evitando assim, os riscos desnecessários que faz muitas vezes com que elas sejam transferidas de última hora para conseguir atendimento sem garantia pelas cidades a fora. E, por isso pede que as gestantes procurem a MAC para que recebam as orientações necessárias.