Feira livre de Buíque é antecipada para esta sexta devido a feriado estadual

Em virtude da Lei Estadual nº 16.059, de 8 de junho de 2017, que institui o dia 6 de março, como Data Magna e Feriado Civil no âmbito do Estado de Pernambuco, a Prefeitura de Buíque antecipou a Feira Livre Municipal, prevista para ocorrer no sábado, dia 06 de março do ano em curso, para sexta-feira, dia 05 de março de 2021, nos horários já definidos nos decretos de enfrentamento a Covid-19.

História – O feriado foi definido por Lei Estadual em referência à eclosão da Revolução Pernambucana, também conhecida como Revolução dos Padres, e ao período em que Pernambuco foi um estado independente da Coroa Portuguesa.

A Revolução foi um movimento de caráter liberal e republicano que eclodiu no dia 6 de março de 1817 em Pernambuco. Único movimento libertário do período de dominação portuguesa que ultrapassou a fase conspiratória e atingiu o processo de tomada do poder.

Os revolucionários, oriundos de várias partes da colônia, tinham como objetivo principal a conquista da independência do Brasil em relação a Portugal, com a implantação de uma república liberal.

A repressão foi violenta. Quatorze revoltosos foram executados pelo crime de lesa-majestade (a maioria enforcados e esquartejados, enquanto outros foram fuzilados), e centenas morreram em combate ou na prisão.

Postado em Abastecimento, Agricultura, Governo.