vacinação sarampo 2019

Buíque une esforços para vacinar crianças contra o Sarampo em todas as UBS

A Prefeitura de Buíque já está com a campanha de vacinação contra o sarampo em toda a sua rede municipal de saúde desde a última segunda-feira (07). Até o próximo dia 25 de outubro, os pais de crianças de 6 meses a menores de 5 anos devem procurar as Unidades Básicas de Saúde para imunizar os seus filhos contra a doença que vem matando em vários estados brasileiros.

Segundo a coordenadora do Programa Nacional de Imunização em Buíque, a enfermeira Michelle Novaes o “objetivo desta primeira etapa da campanha visa imunizar essas crianças dos 6 meses a menos de 5 anos que ainda não tenham tomada as duas doses da vacina”. Ela lembra também que antes do primeiro ano de vida, a dose não entra na conta do Calendário Nacional de Vacinação. Ou seja, o bebê continuará precisando tomar mais duas injeções.

No dia 19 de outubro vai acontecer o Dia D Contra o Sarampo, com um sábado inteiro, das 08h às 17h, para a vacinação maciça dessas crianças prioritárias em todas as unidades de saúde do município.

A recomendação da Secretaria de Saúde é de que os pais se antecipem, procurem as UBS durante os dias da semana e imunize seus filhos contra o Sarampo o quanto antes. “Todas as unidades de saúde do município estão prontas para receber os pais e vacinar as crianças. É importante que os pais sigam as orientações do Calendário Nacional de Vacinação para proteger seus filhos e sua família desde cedo”, afirmou a Secretária Janice Rodrigues.

Vacinar contra o sarampo é importante para evitar complicações como cegueira e infecções generalizadas que podem levar a óbito. Por isso, a Prefeitura de Buíque, através da Secretaria de Saúde, esté unindo esforços para vacinar as crianças suscetíveis ao vírus do sarampo, de acordo com o Ministério da Saúde.

Números – Nos últimos 90 dias, o Brasil registrou 5.404 casos confirmados de sarampo. Dos casos confirmados nesse período, 97% (5.228) estão concentrados em 173 municípios do estado de São Paulo. Os outros 176 casos foram registrados em 18 estados (RJ, MG, MA, PR, PI, SC, RS, CE, MS, PB, PE, PA, DF, RN, ES, GO, BA E SE). Foram confirmados seis óbitos por sarampo no Brasil, sendo cinco em São Paulo e um em Pernambuco. Quatro óbitos ocorreram em menores de 1 ano de idade e dois em adultos com 31 e 42 anos.

Publicado em Saúde e etiquetado como , , .