Buíque sai na frente na transferência de tecnologia do Programa Nacional de Imunizações

Spread the love

Depois de herdar uma secretaria sucateada, sem medicamentos, médicos e até mesmo vacinas, o prefeito de Buíque, Arquimedes Valença, deu o ponta pé inicial para que a Secretaria de Saúde do município faça a transição do sistema de informação específico do PNI (Programa Nacional de Imunização) – SISTEMA DE INFORMACAO DO PNI (SIPNI) para o SISAB/E-SUS. Será um sistema único da atenção básica.

Segundo a coordenadora do PNI no município, Michele Novaes, com a unificação dos sistemas de informação para um prontuário único, eletrônico, o usuário terá acesso as informações de Vacinação através do PEC- Prontuário Eletrônico do Cidadão. Para isso, na última sexta-feira foi realizado um treinamento para os técnicos de enfermagem com o objetivo de operacionalizarem o novo sistema de informação do Programa.

O treinamento previsto para 22 de novembro foi antecipado, uma vez que o município possui autonomia para realização do evento e por entender que o início do mês facilitaria o repasse das informações completas ao Ministério da Saúde, por ordem da produção mensal. Com isso, Buíque sai na frente na região da VI Geres promovendo a integração de 100% do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SIPNI) à Estratégia e-SUS AB.

Segundo Michele, “esse processo de unificação vem desde o ano passado, mas o PNI ainda continuava fora dessa integração, mas agora em setembro uma nova portaria do MS impôs aos municípios que fosse feita essa transferência de informações”. O objetivo da antecipação foi fechar o mês de novembro com as informações completas integradas para serem repassadas ao Ministério da Saúde.

Sistemática – Com as mudanças, os profissionais de saúde da Atenção Primária deverão registrar as informações de imunização exclusivamente nos softwares disponibilizado pelo Ministério da Saúde (Prontuário Eletrônico do Cidadão – PEC ou Coleta de Dados Simplificada – CDS) ou nos sistemas próprios ou de terceiros devidamente integrados ao Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB). Já os dados referentes à movimentação de imunobiológicos nas salas de vacinas, aos eventos adversos pós-vacinação e ao monitoramento rápido de coberturas vacinais permanecerão no SIPNI.

As unidades de atenção primária à saúde deverão adotar um dos sistemas, preferencialmente o PEC do e-SUS AB, para coleta e registro dos dados dos imunobiológicos. O registro identificado pelo Cartão Nacional de Saúde (CNS) é indispensável para que seja possível consultar no futuro os registros de atendimento no histórico do cidadão no aplicativo “Meu DigiSUS”.