Buíque prepara-se para receber Espaços Maker de inovação

Nos próximos dias, a Prefeitura de Buíque, através da Secretaria de Educação, estará inaugurando dois Espaços Maker para a aprendizagem criativa implementando ambientes e formação para a Cultura Maker que vai disponibilizar tecnologias e ferramentas para estimular e potencializar ideias através do fomento de projetos e inovação.

Para isso, 13 professores e técnicos da Secretaria de Educação estão em Caruaru participando do curso de formação para a utilização do Kit Bloco+ de Aprendizagem Criativa que serão utilizados nestes espaços. Estão participando dois professores de cada unidade de ensino que tem do 6º ao 9º ano (Anália Simões, Manoel Benício, Antônio de Barros, Engenheiro Klaysson e José Cursino) e mais 03 técnicos da secretaria.

Na manhã desta terça-feira (26), a secretária de Educação, Marilan Belisário, recebeu os primeiros equipamentos que vão integrar esses espaços. Ela revelou que esses espaços vão chegar para despertar a criatividade dos jovens alunos e a meta é expandir para outras turmas. Inicialmente os espaços vão funcionar nas escolas Engenheiro Kalysson e José Cursino.

“O Espaço Maker é um convite para “aprender fazendo” e desenvolver nos alunos competências como: colaboração, empatia, criatividade e autonomia. Através dele vamos proporcionar um ambiente favorável para estimular novas ideias, criações, experimentações e descobertas com uma estrutura moderna e equipamentos para isso”, afirmou ela ressaltando que a meta é no futuro investir esse trabalho no Ensino Fundamental I.  

O Espaço Maker deve possuir, entre outros equipamentos computador, ferramentas, equipamentos de proteção, impressora 3D e cortadora a laser. O espaço existe para estimular a criatividade do aluno através da prática e mais do que um ambiente personalizado, ele é um ambiente aberto à criatividade do aluno e propício para que ele crie com as próprias mãos, chegando a soluções e resolvendo problemas, tudo dentro de um contexto real. 

Postado em Educação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *