Buíque planeja ampliação no atendimento das UBS, entrega da Casa de Saúde e hospital de campanha

Buíque planeja ampliação no atendimento das UBS, entrega da Casa de Saúde e hospital de campanha

Um encontro entre o prefeito de Buíque, Arquimedes Valença; a secretária de Saúde, Janice Rodrigues e sua equipe de coordenadores, definiu uma série de medidas que serão implementadas nos próximos dias para ampliar o atendimento à saúde da população na cidade, distritos e zona rural do município. Entre as medidas a reestruturação do atendimento das UBS, a inauguração da nova casa de saúde e o planejamento para implantação de um hospital de campanha se necessário, conforme ressaltou o prefeito.

“Apesar de não termos ainda nenhum caso confirmado ou suspeito, estamos reorganizando toda a nossa rede de saúde para o que se chama de semanas do pico da pandemia do coronavírus, que estão por vir. Pra isso, estamos acelerando a obra da nova casa de saúde para entregar nas próximas semanas, vamos ampliar os atendimentos das unidades de saúde, gratificar os servidores que estão na linha de frente da saúde e já deixar planejado a possibilidade de um hospital de campanha”, disse Arquimedes.

Segundo a secretária Janice Rodrigues, a Casa de Saúde será entregue de forma completa com todos os equipamentos necessários, incluindo os doados pelos Amigos do Bem (02 ambulâncias, 01 Raio X Digital, um gerador, oxímetro portátil e uma bomba de infusão), nas primeiras semanas de maio. Com a inauguração da nova casa de saúde, o espaço hoje utilizado pela unidade servirá de retaguarda para a implantação do hospital de campanha se assim a demanda demonstrar sua necessidade.

Outra definição importante é a reestruturação das equipes das Unidades Básicas de Saúde que vão realizar os atendimentos preventivos da atenção básica, atendimentos como curativos e tudo que for possível para amenizar o volume de pessoas na casa de saúde, evitando também o deslocamento dessas pessoas. Outro ponto positivo autorizado pelo prefeito é o incremento no valor da insalubridade dos enfermeiros, técnicos e motoristas que estão na linha de frente do atendimento durante a vigência do decreto que trata da pandemia no município.

Na lista de ações a serem colocadas em práticas ainda esta semana está a sanitização (higienização) das ruas centrais da cidade, principalmente nas áreas externas de maior movimento, como supermercados, agências bancárias, correspondentes bancários e praças, entre outros. A sanitização elimina microrganismos nocivos e previnem a proliferação de doenças, sendo indicado pelo Ministério da Saúde para o controle do Coronavírus.

“Estamos fazendo a nossa parte, buscando garantir o melhor atendimento à saúde da população, agora as pessoas precisam fazer sua parte e só vir à rua se for realmente necessário; evitar formar rodas de conversas, se aglomerar e só vir uma pessoa da casa pra resolver tudo. Essa batalha só será vencida com menos danos para nosso povo, se cada um fizer a sua parte”, concluiu o prefeito Arquimedes Valença.

Participaram ainda da reunião a Secretária Adjunta, Cristiane Duarte; Coordenadoras em Epidemiologia, Keila Cristina; das Unidades Básicas de Saúde, a enfermeira Soraia Oliveira; a enfermeira Michele Novas, do Programa Nacional de Imunização; e Williams Melo, Coordenador de Vigilância em Saúde de Buíque.

Sobre o autor

Profissional de Mídia e Assessoria de Imprensa.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TAMANHO DE FONTE
CONTRASTE
Share via
Copy link
Powered by Social Snap