Buíque participa do IX Congresso das Secretárias Municipais de Saúde dao Estado de Pernambuco e 64° Encontro de Secretários Municipais de Saúde do Estado de Pernambuco

Buíque participa do IX Congresso das Secretárias Municipais de Saúde dao Estado de Pernambuco e 64° Encontro de Secretários Municipais de Saúde do Estado de Pernambuco

A Prefeitura de Buíque, através da Secretaria de Saúde, participou nos dias 06, 07 e 08 de abril do Congresso das Secretarias de Saúde e do 64° Encontro de Secretários de Saúde do Estado de Pernambuco. O evento foi realizado em Garanhuns, onde houve votação para a nova Mesa Diretora do COSEMS (Colegiado de Secretários municipais de Saúde do Estado).

O COSEMS – PE se inclui entre os cinco primeiros colegiados (ou conselhos) que no Brasil se constituíram para garantir uma política de saúde pública de qualidade, integral, universal, com controle social, e defender os interesses municipalistas na sua formulação e estruturação.

Durante o encontro, os Secretários, participaram de cursos em diversas áreas, a exemplo disso, Rede Cegonha e Planejamento, Gestão financeira/orçamentária e a Lei 141. Além de palestras sobre as Perspectivas do SUS na atual conjuntura do país. Ainda no evento, foram disponibilizados cursos nas mais diferenciadas temáticas de Monitoramento dos Indicadores de Saúde, Protocolo da Atenção Básica para a Saúde da mulher, Regulação instrumento de organização da rede de atenção à saúde, Detalhando o Programa de Melhoria da Qualidade da Atenção Básica- PMAQ, Assistência Farmacêutica: Competências, atribuições e processo de trabalho, e por fim, Financiamento do SUS: Discutindo o novo modelo de repasse.

Foram três dias intensos, mergulhados na vontade de trabalhar cada vez mais próximos da qualidade no atendimento à população, esperando que dessa forma a Saúde de Buíque seja reestruturada com base na legislação do SUS, da Gestão Pública e seguindo os indicadores sociais dentro da legalidade. De forma que o dinheiro público seja aplicado de forma eficiente em face das necessidades coletiva dos buiquenses. Não há dúvidas que o melhor está por vir, já que segundo a Secretaria de Saúde, em apenas 3 meses foram registrados cerca de 26 mil atendimentos na Saúde.

Sobre o autor

Comunicóloga, habilitada em Jornalismo

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TAMANHO DE FONTE
CONTRASTE
Share via
Copy link
Powered by Social Snap