Uma notícia publicada no Jornal Folha de São Paulo de que doses da AstraZeneca teriam sido aplicadas em 1.500 município fora do prazo de validade e entre eles estariam Buíque não corresponde com a realidade do município, segundo informa a Coordenadora do Programa Nacional de Imunização, Michelle Novaes.
“Desde janeiro de 2021 venho coordenando as ações de prevenção e vacinação contra a COVID-19 no Município de Buíque, sempre muito atenta a prazos de validade dos imunobiológicos, aproveitamento de doses e acondicionamento correto das vacinas contra a COVID-19 pois sei o quanto é importante para toda população receber o imunizante com segurança e qualidade. O Lote apontado pela imprensa foi o 4120Z005 com prazo de validade para 14 de abril de 2021. Quero tranquilizar a todos e dizer que no Riachão durante o mês de maio não possuíamos esse lote e que nenhuma dose foi aplicada estando vencida”, afirmou.
A prefeitura de Buíque e a Secretaria de Saúde do município emitiram uma nova desmentindo a notícia e tranquilizando a população. Confira a nota publicada nas redes sociais oficiais do município.
BUÍQUE NÃO APLICOU VACINA VENCIDA
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Prefeitura de Buíque, através da Secretaria de Saúde e do Programa Nacional de Imunização – PNI, vem informar a todos que a notícia postada pela Folha de São Paulo na tarde desta sexta-feira, dia 02 de julho, afirmando que diversos municípios Brasileiros supostamente aplicaram vacinas vencidas na população, colocando o município de Buíque entre eles, NÃO É VERDADE. BUÍQUE NÃO APLICOU NENHUMA DOSE VENCIDA.
O PNI informa que vem desenvolvendo a campanha de Vacinação contra a COVID-19 com muito zelo e respeito e desde seu iníco já administrou mais 26.600 doses do imunizante, tendo como principal preocupação a de salvar vidas. O jurídico, juntamente com a Coordenação do PNI, está tomando as providências cabíveis diante de fatos negativos que vão de encontro à verdade.
Na dúvida, o cidadão que recebeu a vacina Astrazeneca do LOTE: 4120Z005 com validade para 14 de abril de 2021, na UBS do Riachão, citado erradamente na reportagem, deve verificar o seu cartão de vacinação para confirmação da data do recebimento da dose, que foi aplicada anteriormente e não após a referida data.
Nossos maiores compromissos são cuidar das pessoas e salvar vidas.