Buíque não aplicou vacinas fora do prazo de validade

Uma notícia publicada no Jornal Folha de São Paulo de que doses da AstraZeneca teriam sido aplicadas em 1.500 município fora do prazo de validade e entre eles estariam Buíque não corresponde com a realidade do município, segundo informa a Coordenadora do Programa Nacional de Imunização, Michelle Novaes.

“Desde janeiro de 2021 venho coordenando as ações de prevenção e vacinação contra a COVID-19 no Município de Buíque, sempre muito atenta a prazos de validade dos imunobiológicos, aproveitamento de doses e acondicionamento correto das vacinas contra a COVID-19 pois sei o quanto é importante para toda população receber o imunizante com segurança e qualidade. O Lote apontado pela imprensa foi o 4120Z005 com prazo de validade para 14 de abril de 2021. Quero tranquilizar a todos e dizer que no Riachão durante o mês de maio não possuíamos esse lote e que nenhuma dose foi aplicada estando vencida”, afirmou.

A prefeitura de Buíque e a Secretaria de Saúde do município emitiram uma nova desmentindo a notícia e tranquilizando a população. Confira a nota publicada nas redes sociais oficiais do município.

BUÍQUE NÃO APLICOU VACINA VENCIDA

NOTA DE ESCLARECIMENTO 

A Prefeitura de Buíque, através da Secretaria de Saúde e do Programa Nacional de Imunização – PNI, vem informar a todos que a notícia postada pela Folha de São Paulo na tarde desta sexta-feira, dia 02 de julho,  afirmando que diversos municípios Brasileiros supostamente aplicaram vacinas vencidas na população,  colocando o município de Buíque entre eles, NÃO É VERDADE. BUÍQUE NÃO APLICOU NENHUMA DOSE VENCIDA.

O PNI informa que vem desenvolvendo a campanha de Vacinação contra a COVID-19 com muito zelo e respeito e desde seu iníco já administrou mais 26.600 doses do imunizante, tendo como principal preocupação a de salvar vidas.  O jurídico, juntamente com a Coordenação do PNI, está tomando as providências cabíveis diante de fatos negativos que vão de encontro à verdade.

Na dúvida, o cidadão que recebeu a vacina Astrazeneca do LOTE: 4120Z005 com validade para 14 de abril de 2021, na UBS do Riachão, citado erradamente na reportagem, deve verificar o seu cartão de vacinação para confirmação da data do recebimento da dose, que foi aplicada anteriormente e não após a referida data.

Nossos maiores compromissos são cuidar das pessoas e salvar vidas.

 

Publicado em Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *