Buíque inicia processo para sinalização e municipalização do trânsito

Uma reunião com a equipe de engenharia da prefeitura começou a definir o perfil do processo de municipalização e sinalização do trânsito da cidade de Buíque. Comandado pelo engenheiro Adriano, o encontro reuniu técnicos da Secretaria de Planejamento e do Departamento de Trânsito do município.

Segundo a administração municipal, a previsão é iniciar o processo de sinalização das ruas e avenidas de Buíque a partir do mês de março. Numa segunda etapa, a meta é municipalizar o trânsito promovendo a a preparação técnica e a adequação legal do município às normas do Contran e ao disposto no CTB, através de projeto a ser definido pelo Executivo e aprovado pelo Poder Legislativo.

A municipalização, denominada tecnicamente “integralização”, traz a autonomia para administração municipal para gerir o trânsito da cidade, ter acesso aos dados do Denatran, fiscalizar e expedir autos de infração. Ela permite ainda promover junto ao Detran ações de planejamento para dar maior organização e fluidez ao trânsito local.

Municipalizar é realizar a gestão do trânsito da cidade de forma completa, assumindo integralmente a responsabilidade pela engenharia, fiscalização e educação de trânsito, levantamento, análise e controle de dados estatísticos e pela criação de JARIs.

Postado em Saúde.