O impacto ocasionado pelas transformações econômicas e sociais (globalização) indica a necessidade de desenvolvimento de uma política regional, ou seja, buscar uma ação na esfera local através de um planejamento estratégico. Nesse contexto, os consórcios tem um papel fundamental na possibilidade de fomentação de políticas públicas por meio de consórcio de município, instituído por meio da Lei Federal Nº 11.107/2005.
Portanto, estamos diante de um cenário desafiador e precisamos unir igrejas, governos e sociedade civil para que nessa soma de esforços, possam buscar saídas, principalmente considerando o sofrimento da população.
Na expectativa da retomada do CONDOMAR (Consórcio Intermunicipal Dom Mariano), se inicia este ano uma verdadeira maratona, com investimento de pessoal, tempo e recursos para estruturação deste espaço que acredita-se ser de fundamental importância para a região. Estando de acordo os treze municípios que fazem parte do território Diocesano de Pesqueira, no último dia 11 de julho, na sede das Cáritas Diocesana de Pesqueira, houve a Assembleia de Reconstituição da Nova Diretoria do CONDOMAR e irão trabalhar em três linhas de atuação: Segurança Alimentar, Meio Ambiente e Infraestrutura. Através de uma eleição ficou constituída assim a Nova Diretoria: Presidente – Osório Filho (Prefeito da Pedra), Vice-Presidente – Angêlo Ferreira (Prefeito de Sertânia), Tesoureiro – Uilas Leal (Prefeito de Alagoinha), Secretário – Arquimedes Valença (Prefeito de Buíque). Desde o início, o nome do Prefeito de Buíque foi cogitado a ocupar a função de Presidente, mas diante do grande desafio de administrar o tempo e o seu compromisso com as causas do seu próprio município, fez com que o Prefeito Arquimedes Valença se comprometesse como Secretário.