Assistência Social promove encontro do PAIF do bairro Frei Damião

O Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) do Centro de Referência e Assistência Social – CRAS do bairro Frei Damião, promoveu neste dia 31 de maio mais um encontro com as mulheres daquela comunidade, tendo como tema “Amor x Autocuidado – os desafios para cuidar de si na maternidade”. Segundo o Secretário Matheus Albuquerque, esse trabalho vem transformando a vida dessas pessoas que utilizam esse importante equipamento.

“Esse programa tem por principal objetivo ofertar ações socioassistenciais de prestação continuada as famílias em situação de vulnerabilidade social, garantindo assim uma maior atenção a essas mulheres que, muitas vezes, são os alicerces de suas casas. Para isso, disponibilizamos uma série de ações voltadas a esse público”, afirmou.

O encontro desta terça-feira marcou o encerramento do mês das mães. O grupo, sob a coordenação do PAIF, se reúne frequentemente, tendo por objetivo apoiar as famílias em suas diversidades e desafios, prevenir a ruptura de laços e sobretudo contribuir para a melhoria da qualidade de vida. Composto por mães, o grupo gera reflexão sobre autocuidado e bem-estar àquelas que tanto ofertam cuidados.

O Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) oferta ações socioassistenciais de prestação continuada, por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de prevenir o rompimento dos vínculos familiares e a violência no âmbito de suas relações, garantindo o direito à convivência familiar e comunitária. O Programa de Atenção Integral à Família – PAIF é uma atribuição exclusiva do poder público e é desenvolvido necessariamente no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS.

Através dele são disponibilizados aos cidadãos e cidadãs uma série de ações e serviços, como entrevista, visitas domiciliares, grupos de famílias, atendimento particularizado e domiciliar, reuniões de planejamento participativas, palestras, campanhas socioeducativas, eventos comunitários, e encaminhamento para benefícios e serviços socioassistenciais.

Postado em Assistência Social.