Ação da Saúde Mental marca Dia Nacional da Luta Antimanicomial em Buíque

O dia 18 de maio (quinta-feira) marca o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Estão agendadas manifestações e atividades por todo o Brasil, para exigir o fim dos manicômios e em defesa da Saúde Pública e do atendimento humanizado e em liberdade para as pessoas com adoecimento mental.

Em Buíque, a Secretaria de saúde, através da Coordenação de Saúde Mental, juntamente com professores da Escola Engenheiro Klaysson de Freitas, anteciparam o Dia da Luta Antimanicomial, com a realização de palestras tendo como tema “A intersetorialidade: perspectivas e desafios”. Dentro do tema: Resistir, avançar e ampliar, eu boto fé no cuidado em liberdade, foi debatido da importância da discussão da implementação de políticas setoriais e intersetoriais que possam fortalecer o trabalho na rede de atenção psicossocial.

Nessa perspectiva também foram apresentados os serviços pertinentes ao Centro de Atenção Psico Social – CAPS de Buíque e a importância do conhecimento para fortalecer as ações em saúde mental. “Para isso, é preciso ter em vista a integralidade do usuário, por isso a ação foi tão importante para desconstruir barreiras no processo do cuidado integral”, revela a Coordenadora de Saúde Mental, Telma Sá, uma das palestrantes do evento que contou ainda com palestra do Psicólogo do CAPS, Dr. Warton Siqueira.

Durante a ação, a Assistente Social Sara Camelo enfatizou a importância dos cuidados para o desenvolvimento das políticas de saúde mental apresentando o fortalecimento da família como fator primordial.

Postado em Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *