Carta de Serviços - Saúde - capa

Carta de Serviços:

Saúde

FARMÁCIA BÁSICA
Descritivo: Farmácia básica é a central de abastecimento farmacêutico, onde são armazenados e disponibilizados os medicamentos que fazem parte da relação municipal de medicamentos.Setor Responsável:
Secretaria de Saúde.
Requisitos/documentos necessários:

Para o recebimento dos medicamentos, o paciente deve estar munido de receituário atualizado, cartão do SUS e documento de identificação.
Etapas do Serviço: Com o receituário médico e documentação, o paciente é cadastrado no sistema utilizado na farmácia e posteriormente registrado a dispensação dos medicamentos.
Canais de comunicação:
Telefone: Não possui – E-mail: Não possui Presencial: Rua Cecília Modesto, n10, Centro, Buíque/PE.
Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 08:00 às 16:00h.

Previsão de Prazo Máximo para Prestação do Serviço: Imediato, a depender da disponibilidade.
ATENDIMENTO HOSPITALAR
Descritivo: Atendimento em Hospital Municipal Maria Derci Macedo Valença, serviço de urgência e emergência, atendimento ambulatório e internamento em clínica médica.Setor Responsável:
Secretaria de Saúde.
Requisitos/documentos necessários:

Ficha de atendimento da urgência – Pronto atendimento – Prontuário médico. Serviço de portas abertas, via de entrada principal é o pronto atendimento, sendo pré-requisito uma pré-avaliação por profissional de enfermagem de nível superior para classificação de risco e definição de prioridades. 
Etapas do Serviço: Classificação de risco – preenchimento de ficha de atendimento- avaliação médica.
Canais de comunicação:
Telefone: (87) 3855-2907 – E-mail: hmmdmv@outlook.com Presencial: Avenida Jonas Camelo de Almeida, nº 19, Centro. Buíque-PE.
Horário de funcionamento: 24 horas.

Previsão de Prazo Máximo para Prestação do Serviço: A prestação do serviço se dá por ordem de classificação de risco, identificadas por cores, conforme avaliação do enfermeiro:  Vermelho (Emergência/imediato – risco de morte), Amarelo (Urgente – atendimento em até 60 minutos), Verde (Pouco urgente – atendimento em até 2 horas) e Azul (Não urgente – Redirecionamento para Unidade Básica de Saúde ou atendimento em até 4 horas, conforme demanda do serviço).
CENTRO DE ESPECIALIDADES MÉDICAS
Descritivo: Atendimento Especializado em diversas áreas da saúde.Setor Responsável:
Secretaria de Saúde.
Requisitos/documentos necessários:

O paciente deverá estar munido de encaminhamento da UBS e documentação pessoal como RG, SUS E COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA.
Etapas do Serviço: Após a primeira consulta e realização de todos exames solicitados pelo profissional de saúde especializado o paciente realizará a volta para iniciar o tratamento adequado.
Canais de comunicação:
Telefone: Não possui – E-mail: Não possui Presencial: Rua Odilon Nopa de Azevedo, nº 80.
Horário de funcionamento: Das 06h:30min às 14h:00.

Previsão de Prazo Máximo para Prestação do Serviço: 30 dias, a depender de toda a demanda mensal.
REABILITAÇÃO FÍSICA E INTELECTUAL
Descritivo: Visa a melhoria da qualidade de vida dos usuários, a reintegração à vida social e a atividade laboral, propiciando recuperação da condição física e psicossocial no limite de sua capacidadeSetor Responsável:
Secretaria de Saúde.
Requisitos/documentos necessários:

Encaminhamento médico e CNS (cartão do sus). Solicitar o serviço no Centro de Reabilitação Municipal. O prestador irá realizar a avaliação profissional e o acompanhamento deste paciente até a total Reabilitação.
Etapas do Serviço: Agendar a avaliação com o profissional, após a avaliação será marcada a data de início da Reabilitação (tratamento).
Canais de comunicação:
Telefone: Não possui – E-mail: Não possui Presencial: Avenida Jonas Camelo, nº. 127
Horário de funcionamento: Das 08h:00 às 17h:00.

Previsão de Prazo Máximo para Prestação do Serviço: Realizado o número de sessões solicitadas pelo médico. Ex. 10 sessões.
CAPS – CENTRO DE APOIO PSICOSOCIAL
Descritivo: Centro de Apoio Psicossocial. Acompanhamento e tratamento de pessoas com transtornos mentais graves. O objetivo dos CAPS é atender as pessoas com transtorno mental severo e persistente e seus familiares. A equipe profissional do CAPS está habilitada para prestar o cuidado em atenção psicossocial, buscando preservar a cidadania da pessoa, o tratamento no território e seus vínculos sociais.Setor Responsável:
Secretaria de Saúde.
Requisitos/documentos necessários:

Os requisitos necessários para acessar o serviço é possuir CID que se enquadre em doença mental severa, o encaminhamento do profissional que fez o primeiro atendimento e todos os documentos pessoais (RG, CPF, CARTÃO DO SUS, COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA).
Etapas do Serviço: Paciente vem encaminhado de outros equipamentos (PSF, CENTRO DE ESPECIALIDADES, CRAS, CREAS OU CAPS DE OUTRO MUNICÍPIO E HOSPITAL).

Inicialmente é feito a marcação da triagem, que é realizada pelos técnicos do serviço (psicólogo, enfermeiro, assistente social). No dia que ficou agendado, o paciente deve comparecer ao serviço munido do encaminhamento e da xerox de todos os documentos necessários para preenchimento do seu cadastro. O técnico irá avaliar sintomas, comportamento e ações do paciente, fazer a ausculta de toda história do paciente e familiares e após isso, caso ele detecte que o paciente se enquadra no serviço é encaminhado para a avaliação e consulta com o médico psiquiatra. Após a primeira consulta com o psiquiatra, dar-se início ao tratamento medicamentoso, que também é oferecido pelo serviço.  A partir daí, o paciente terá todo acompanhamento (psicológico, psiquiátrico, socia, e de enfermagem) necessários para sua melhora e qualidade de vida.
Canais de comunicação:
Telefone: Não possui – E-mail: caps1buiquepe@gmail.comPresencial: Rua Monsenhor José Kehrle, nº 63 Buíque-PE, próximo a secretaria de finanças.
Horário de funcionamento: Segunda à sexta, das 08h:00 as 16h:00.

Previsão de Prazo Máximo para Prestação do Serviço: Não existe prazos para tratamento, o paciente inicia e ao longo do tempo, se apresentar alguma melhora pode ser acompanhado pelo ambulatório do município, porém isso não descarta a possibilidade de voltar a precisar de cuidados intensivos no CAPS.
ENDEMIAS
Descritivo: O serviço de Endemias é o combate a todas as arboviroses e doenças vetoriais.Setor Responsável:
Secretaria de Saúde.
Requisitos/documentos necessários:

RG, CPF, END, TEL, Ponto de referência. O serviço deverá ser solicitado na sede da vigilância sanitária.
Etapas do Serviço: Temos algumas patologias como chagas que precisamos de um prazo tanto para o recebimento do besouro, quanto devolutivo do laboratório Regional até chegarmos a casa do paciente, já as doenças por Dengue, Zica ou Chikungunya são por notificações para que possamos fazer os bloqueios epidemiológicos, como também tratamentos dos reservatórios por ciclos que duram média de 40 a 45 dias cada.
Canais de comunicação:
Telefone: Não possui – E-mail: caps1buiquepe@gmail.comPresencial: Rua Monsenhor José Kehrle, nº 63 Buíque-PE, próximo a secretaria de finanças.
Horário de funcionamento: Das 08h:00 às 14h:00.

Previsão de Prazo Máximo para Prestação do Serviço: A depender das demandas o setor de endemias trabalhar por Ciclos epidemiológicos ou a depender de cada situação encontrada durante os trabalhos.
ATENÇÃO BÁSICA
Descritivo: Atenção Básica: atenção básica ou atenção primária em saúde é conhecida como a “porta de entrada” dos usuários nos sistemas de saúde. Ou seja, é o atendimento inicial. Seu objetivo é orientar sobre a prevenção de doenças, solucionar os possíveis casos de agravos e direcionar os mais graves para níveis de atendimento superiores em complexidade. A atenção básica funciona, portanto, como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos.

No Brasil, há diversos programas governamentais relacionados à atenção básica, sendo um deles a Estratégia de Saúde da Família (ESF), que leva serviços multidisciplinares às comunidades por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), por exemplo. Consultas, exames, vacinas, radiografias e outros procedimentos são disponibilizados aos usuários nas UBS’s.
Setor Responsável:
Secretaria de Saúde.
Requisitos/documentos necessários:

O usuário deve portar documentos de identificação pessoal: RG, CPF, Cartão SUS, comprovante de residência (adulto). Para o atendimento das crianças são necessários: registro de nascimento, cartão do SUS, caderneta de vacinação e comprovante de residência. Se forem moradores do município também é importante levar o cartão da família. Caso seja um cidadão sem vínculo municipal, basta portar RG, CPF e cartão SUS.
Etapas do Serviço: Agendamento de consulta, exames ou procedimentos: comparecer à UBS cadastrada portando documentos pessoais informados pelo ACS, site da prefeitura e rádio local.

-Usuário cadastrado (através do seu Agente comunitário -ACS): comparecer à UBS de sua residência para agendamento de serviço ou obtenção do serviço desejado( consulta, vacinação, curativo, administração de medicamentos, coleta de exames, procedimento odontológico…) Portando documentos pessoais ou dos dependentes que serão submetidos à consulta, procedimentos ou exames.

– Usuários não cadastrados: portar documentos pessoais para acesso ao serviço desejado.

– Visita Domiciliar à população vulnerável ou usuários necessitados dessa modalidade de serviço: marcação via ACS.

-Consultas, exames, vacinação, curativos, administração de medicamentos, visita domiciliar, palestras, roda de conversa temática, encaminhamentos para especialistas, parecer/ laudo médico: o usuário deverá buscar sua unidade de origem (onde o cidadão é cadastrado).

-Ação do prestador: execução do serviço solicitado pelo usuário, caso esteja dentro de seu poder de resolução.
– Ação não realizada pelo prestador: o usuário deverá recorrer ao auxílio dos servidores da Secretaria de Saúde para busca de soluções (caso seja possível) do serviço não alcançado.
Canais de comunicação:
Telefone: (87) 9 8108-6792 – E-mail: atencaobasicabuique@hotmail.comPresencial: Av. Jonas Camêlo de Almeida, 117. Centro. Buíque/PE.
Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 08h:00 às 16h:00.

Previsão de Prazo Máximo para Prestação do Serviço: Entrega de resultados de exames municipais de até 30 dias e exames externos ao município até 2 meses via equipe das UBS.