Carta de Serviços - Assistência Social - capa

Carta de Serviços:

Assistência Social

CRAS – CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS CENTRO E CRAS FREI DAMIÃO)
Descritivo: Unidade de proteção social básica do SUAS, que tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos sociais nos territórios, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.Setor Responsável:
Secretaria de Assistência Social.
Requisitos/documentos necessários:

Recomendam-se RG, CPF e comprovante de residência, não sendo obrigatórios.
Etapas do Serviço: Atendimento (acolhimento) escuta, orientação, inserção em serviços, visitas domiciliares, acompanhamento ou encaminhamento. Trabalho de prevenção através de palestras, rodas de conversa, campanhas e busca ativa.
Canais de comunicação:

CRAS Centro:
Telefone: (87) 9 9657-7930 – WhatsApp. – E-mail: crascentrobuique@gmail.com Presencial: Rua Airton Senna, nº 110, Centro.

CRAS Frei Damião:
Telefone: (87) 9 9949-2545 – WhatsApp – E-mail: crasfreidamiao2020@gmail.com Presencial: Conjunto Habitacional Roberto Marinho, nº 73, Bairro Frei Damião, Buíque-PE.
Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 08h:00 às 16h:30min.

Previsão de Prazo Máximo para Prestação do Serviço: Irá depender do tipo de demanda solicitada.
SOLICITAÇÃO DE FOLHA RESUMO DO PROGRAMA AUXÍLIO BRASIL
Descritivo: Folha Resumo do Programa Auxílio BrasilSetor Responsável:
Secretaria de Assistência Social.
Requisitos/documentos necessários:

Número do NIS, CPF e RG.
Etapas do Serviço: Solicitar nas sedes do CRAS, ou através de WhatsApp e aguardar emissão.
Canais de comunicação:

CRAS Centro:
Telefone: (87) 9 9657-7930 – WhatsApp. – E-mail: crascentrobuique@gmail.com Presencial: Rua Airton Senna, nº 110, Centro.

CRAS Frei Damião:
Telefone: (87) 9 9949-2545 – WhatsApp – E-mail: crasfreidamiao2020@gmail.com Presencial: Conjunto Habitacional Roberto Marinho, nº 73, Bairro Frei Damião, Buíque-PE.
Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 08h:00 às 13h:00.

Previsão de Prazo Máximo para Prestação do Serviço: Imediato, a depender da demanda.
SOLICITAÇÃO DE SEGUNDA VIA DE CERTIDÃO DE NASCIMENTO OU CASAMENTO
Descritivo: Segunda Via de Certidões.Setor Responsável:
Secretaria de Assistência Social.
Requisitos/documentos necessários:

Xerox da certidão de nascimento (se houver), RG, CPF e comprovante de residência.
Etapas do Serviço: Solicitar nas sedes do CRAS, ou através de WhatsApp e aguardar emissão.
Canais de comunicação:

CRAS Centro:
Telefone: (87) 9 9657-7930 – WhatsApp. – E-mail: crascentrobuique@gmail.com Presencial: Rua Airton Senna, nº 110, Centro.

CRAS Frei Damião:
Telefone: (87) 9 9949-2545 – WhatsApp – E-mail: crasfreidamiao2020@gmail.com Presencial: Conjunto Habitacional Roberto Marinho, nº 73, Bairro Frei Damião, Buíque-PE.
Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 08h:00 às 13h:00.

Previsão de Prazo Máximo para Prestação do Serviço: Imediato, a depender da demanda.
CARTEIRA DA PESSOA IDOSA
Descritivo: Carteira da Pessoa Idosa.Setor Responsável:
Secretaria de Assistência Social.
Requisitos/documentos necessários:

Laudo Médico, xerox do RG e CPF do solicitante e do acompanhante caso seja necessário, 2 fotos 3×4, comprovante de residência, nome e CPF de todos os integrantes que moram na mesma residência que o solicitante.
Etapas do Serviço: Solicitar nas sedes do CRAS, ou através de WhatsApp e aguardar emissão.
Canais de comunicação:

CRAS Centro:
Telefone: (87) 9 9657-7930 – WhatsApp. – E-mail: crascentrobuique@gmail.com Presencial: Rua Airton Senna, nº 110, Centro.

CRAS Frei Damião:
Telefone: (87) 9 9949-2545 – WhatsApp – E-mail: crasfreidamiao2020@gmail.com Presencial: Conjunto Habitacional Roberto Marinho, nº 73, Bairro Frei Damião, Buíque-PE.
Horário de funcionamento: Segunda a quinta-feira, das 08h:00 às 13h:00.

Previsão de Prazo Máximo para Prestação do Serviço: Imediato, a depender da demanda.
PASSE LIVRE
Descritivo: Passe Livre.Setor Responsável:
Secretaria de Assistência Social.
Requisitos/documentos necessários:

Laudo Médico, xerox do RG e CPF do solicitante e do acompanhante caso seja necessário, 2 fotos 3×4, comprovante de residência, nome e CPF de todos os integrantes que moram na mesma residência que o solicitante.
Etapas do Serviço: Solicitar nas sedes do CRAS, ou através de WhatsApp e aguardar emissão.
Canais de comunicação:

CRAS Centro:
Telefone: (87) 9 9657-7930 – WhatsApp. – E-mail: crascentrobuique@gmail.com Presencial: Rua Airton Senna, nº 110, Centro.

CRAS Frei Damião:
Telefone: (87) 9 9949-2545 – WhatsApp – E-mail: crasfreidamiao2020@gmail.com Presencial: Conjunto Habitacional Roberto Marinho, nº 73, Bairro Frei Damião, Buíque-PE.
Horário de funcionamento: Segunda a quinta-feira, das 08h:00 às 13h:00.

Previsão de Prazo Máximo para Prestação do Serviço: Imediato, a depender da demanda.
BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA (BPC)
Descritivo: Benefício de Prestação Cotinuada.Setor Responsável:
Secretaria de Assistência Social.
Requisitos/documentos necessários:

Laudo Médico (no caso da pessoa com deficiência), folha resumo atualizada, xerox do RG e CPF do solicitante, comprovante de residência, nome e CPF de todos os integrantes que moram na mesma residência que o solicitante.
Etapas do Serviço: Solicitar nas sedes do CRAS, ou através de WhatsApp e aguardar emissão.
Canais de comunicação:

CRAS Centro:
Telefone: (87) 9 9657-7930 – WhatsApp. – E-mail: crascentrobuique@gmail.com Presencial: Rua Airton Senna, nº 110, Centro.

CRAS Frei Damião:
Telefone: (87) 9 9949-2545 – WhatsApp – E-mail: crasfreidamiao2020@gmail.com Presencial: Conjunto Habitacional Roberto Marinho, nº 73, Bairro Frei Damião, Buíque-PE.
Horário de funcionamento: Segunda a quinta-feira, das 08h:00 às 13h:00.

Previsão de Prazo Máximo para Prestação do Serviço: Imediato, a depender da demanda.
ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – ECCA
Descritivo: Espaço de Convivência da Criança e do Adolescente (ECCA) oferece oficinas de esportes, danças, lúdico pedagógico, informática, música e acompanhamento sócio assistencial.Setor Responsável:
Secretaria de Assistência Social.
Requisitos/documentos necessários:

Documentação pessoal da criança ou adolescente e da família.
Etapas do Serviço: A criança é recebida através de encaminhamento do Conselho Tutelar, CREAS, CRAS e busca ativa.
Canais de comunicação:
Telefone: (87) 3855-1625 – E-mail: eccabuique@gmail.com Presencial: Avenida Jonas Camelo, nº 40, centro, Buíque-PE. | ao lado da sede da secretaria de Assistência Social.
Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 08h:00 as 13h:00, das 13h:00 as 17h:00, e terças e quartas-feiras das 18h:30min às 20h:30min.
CADASTRO ÚNICO
Descritivo: O Cadastro Único é um registro que permite identificar grau de vulnerabilidade levando em consideração questões com renda, condições de moradia, acesso à trabalho, saúde e educação. Inclusão, atualização e alteração do Cadastro Único.Setor Responsável:
Secretaria de Assistência Social.
Requisitos/documentos necessários:

RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, título de eleitor, e carteira de trabalho e comprovante de residência.
Etapas do Serviço: Em data previamente agendada, serão realizados os atendimentos requeridos e necessários.
Canais de comunicação:
Telefone: Não possui – E-mail: buiquecadastrounico@gmail.com Presencial: Avenida Jonas Camelo, nº 40, centro, Buíque-PE. | ao lado da sede da secretaria de Assistência Social.
Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 08h:00 às 13h:00.

Previsão de Prazo Máximo para Prestação do Serviço: De 24 a 48 horas para inserção no sistema.
PROJETO CRIANÇA FELIZ
Descritivo: Através de visitas domiciliares a famílias participantes do cadastro único, as equipes do projeto fazem o acompanhamento e dão orientações importantes para estabelecer vínculos familiares e comunitários, além de estimular o desenvolvimento infantil.Setor Responsável:
Secretaria de Assistência Social.
Requisitos/documentos necessários:

Manter dados do cad. Único sempre atualizados.
Gestantes: Número do NIS, certidão de nascimento/casamento, CPF, RG, SUS.
Crianças beneficiarias do BPC: número do NB, comprovante de residência e número de telefone.
Etapas do Serviço: É feita uma busca ativa referenciada pelo CRAS, consultas ao cad. Único e cadastramento da família.
Canais de comunicação:
Telefone: Não possui – E-mail: secretariaacaosicial2017@gmail.com Presencial: Avenida Jonas Camelo, nº 40, centro, Buíque-PE.
Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 08h:00 às 17h:00.

Previsão de Prazo Máximo para Prestação do Serviço: 30 dias.
CREAS – CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Descritivo: O Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS- É uma unidade pública da política de Assistência Social que busca oferecer apoio e orientação às famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e/ou social por violação de direitos.Setor Responsável:
Secretaria de Assistência Social.
Requisitos/documentos necessários:

Sugere-se está munido de RG, CPF e Comprovante de Residência (não sendo obrigatório, a falta de documentação não impede a realização do atendimento).
Etapas do Serviço:
 
Os serviços ofertados pelo CREAS devem propiciar:

• Acolhida e escuta qualificada;
• Fortalecimento da função protetiva da família;
• Interrupção de padrões de relacionamento familiares e comunitários com violação de direitos;
• Potencialização dos recursos para a superação da situação vivenciada e reconstrução de relacionamentos familiares, comunitários e com o contexto social, ou construção de novas referências, quando for o caso;
• Acesso das famílias e indivíduos a direitos socioassistenciais e à rede de proteção social;
• Exercício do protagonismo e da participação social.
Canais de comunicação:
Telefone: (87) 9 9678-3364 – WhatsApp – E-mail: creas.buique@hotmail.com Presencial: Rua Amélia Cavalcante, nº48, Buíque/PE.
Horário de funcionamento: Segunda à sexta-feira, das 08h:00 às 16h:30min.

Previsão de Prazo Máximo para Prestação do Serviço: O tempo máximo de espera para atendimento é variável, conforme a organização da unidade e as necessidades apresentadas pelas famílias e indivíduos. Atendimento definido de acordo com o Plano Individual e/ou Familiar de Atendimento.