Buíque renova direção de 03 conselhos municipais da área social

Sob a coordenação da Secretária Teófila Valença, a Secretaria de Assistência Social de Buíque realizou na última segunda-feira (29), a renovação de pelos menos três importantes conselhos municipais ligados a área social e de proteção as crianças, adolescentes e idosos. De forma organizada por horários, foram realizadas as assembleias dos Conselhos municipais de de Assistência Social, de Direitos da Criança e do Adolescente e o de Direitos do Idoso. Para a secretária, um reconhecimento ao valor desses conselhos.

“Graças a participação desses conselheiros, através destes três órgãos de acompanhamento e definição de políticas sociais em nosso município, Buíque vem se destacando nos últimos 04 anos e um bom exemplo foram as conquistas do Selo Unicef 2017/2020 e do prêmio Prefeito Amigo da Criança. Renovar esses conselhos é exatamente valorizar e oxigenar todo esse trabalho que nos ajuda a transformar a qualidade de vida das crianças, adolescentes e idosos de nosso município”, afirmou.

As reuniões que formaram as novas direções dos conselhos aconteceram na Biblioteca Municipal Graciliano Ramos, sempre realizadas dentro dos protocolos de segurança definidos pela OMS em relação a pandemia da Covid-19.

Os Conselhos Municipais ligados à área social, assim como outros conselhos efetivados na atual administração em outras áreas (Saúde, Educação), vêm funcionando de forma plena e participativa desde 2017, e agora tiveram suas Diretorias Executivas atualizadas através de Eleição para um novo mandato que compreende o biênio  2021/2023.

“É uma das prerrogativas da atual gestão, manter o funcionamento do Controle Social no município para que as políticas públicas possam ser debatidas, deliberadas e aprovadas com transparência e responsabilidade”, ressaltou Teófila Valença informando que nos próximos dias serão reestruturados o Conselho Municipal de Juventude e implantado o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

Participam dos Conselhos Municipais os representantes governamentais das Secretarias das respectivas áreas e representantes da  sociedade civil organizada através  das entidades prestadoras de serviços sociais e defensoras de Direitos.

Postado em Assistência Social.