Prefeito

ARQUIMEDES GUEDES VALENÇA

Nascido em 15 de abril de 1947 e natural do município de Pedra-PE, na década de 70 foi Presidente da Cooperativa Agropecuária de Buíque. Foi considerado o maior produtor de leite bovino de Pernambuco, recebendo por três anos consecutivos, o título de melhor produtor do município na produção de leite, milho, feijão e algodão – Prêmio de Produtividade Rural, conferido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Pernambuco – EMATER-PE.

Em 1982, ingressou na carreira política, lançado por amigos próximos e lideranças locais como candidato a vice-prefeito.

Em 1989 conquistou seu primeiro mandato como Prefeito de Buíque-PE, nesse período, criou o carnaval de banho de Buíque. Ao final deste mandato, conseguiu deixar o município com um legado jurídico considerável: Lei Orgânica Municipal promulgada, Código Tributário, Estatuto do Servidor Público Municipal, Lei da Organização Administrativa da Prefeitura, criação de conselhos municipais, regularização da situação funcional de todos os trabalhadores e servidores municipais.

Em 2001 conquistou o segundo mandato no qual foram desenhadas as políticas municipais que promoveriam o desenvolvimento humano sustentável local e o turismo tornou-se o carro chefe desse desenvolvimento; o carnaval de banho se consolida como o maior evento turístico de Buíque. Foram reestruturadas as Secretarias municipais, modernizando e informatizando os principais órgãos municipais. Investiu-se na atualização e melhoria na qualidade e da autoestima dos servidores municipais da população em geral. Em 2003, o município, com seus parceiros já haviam oferecido mais de 6 mil cursos de capacitação profissional.

Em 2005 veio o terceiro mandato em que confere a erradicação da mortalidade infantil por desnutrição, a abertura de aproximadamente 300 casas comerciais tradicionais e alguns milhares de micro empreendimentos rurais, destaque para o Planipanema-Plano de Revitalização da Agropecuária do Vale do Ipanema, que além do título Estadual de prefeito empreendedor conferido a Buíque, ampliou em número, qualidade genética e produtiva do rebanho leiteiro do agreste meridional, confirmada em estudos do IBGE, e inseriu a cultura de palma adensada na região.

Em 2017 foi eleito prefeito de Buíque pela quarta vez, tornando-se o prefeito eleito por mais vezes na história do município.

Clique aqui para conferir a lista de prefeitos anteriores.