Prefeito alerta sobre casos crescentes de Covid e pede suspensão de eventos

Numa Live que durou cerca de uma hora na manhã desta terça-feira (11), o prefeito Arquimedes Valença alertou a população de Buíque para o quadro crescente de casos da Covid-19 e da Influenza no município, revelando sua preocupação com a superlotação do hospital e a sobrecarga nas demais unidades de saúde. Ao lado da diretora do hospital municipal Rudlância Torres e da Coordenadora da Atenção Básica, Soraia Oliveira, ele também aproveitou para solicitar aos promotores de eventos que se abstenham de promover festas neste momento. Para o prefeito, a hora é de prevenção, vacina e cuidados redobrados.

“Vivemos um momento preocupante com os crescentes casos da Covid e da Influenza, mas é preciso que a população também faça sua parte atualizando sua vacinação, tomando a segunda dose e a dose de reforço, usando máscara, evitando aglomerações e respeitando todos os protocolos definidos pela saúde. Nosso pessoal da saúde já está trabalhando no limite, então é importante que cada um faça seu papel, evite promover festas, eventos que reúne centenas, milhares de pessoas, promovendo a disseminação do vírus e sobrecarregando nosso sistema de saúde”, afirmou o prefeito Arquimedes Valença.

A diretora do Hospital Municipal Maria Deci Macedo Valença, Rudlânia Torres, alertou que nos últimos 13 dias foram feitos mais de 250 atendimentos de pessoas com sintomas gripais na unidade de saúde. Hoje, existem 22 novos casos da Covid-19 no município e no hospital tem um internado com a doença e mais outros 02 devido a influenza. Rudlânia ainda alertou sobre a falta de medicamentos no mercado, principalmente, a exemplo de dipirona e antigripais. Para reforçar o estoque, a prefeitura já fez um pedido emergencial de medicamentos.

A coordenadora da Atenção Básica, a enfermeira Soraia Oliveira, aproveitou a Live para fazer um chamamento à população para que complete o esquema vacinal e alertou que mais de 22 mil pessoas estão com a segunda dose e/ou a dose de reforço em atraso no município, o que pode provocar consequências maiores em caso de contaminação pelo vírus da Covid-19. “A vacina não é sinônimo de cura, mas diminuir a gravidade da doença que já foi responsável pela morte de tantas pessoas em Buíque e no mundo”, afirmou.

Segundo Soraia, que representou a Secretária Janice Rodrigues, acometida da influenza, a Secretaria de Saúde já definiu várias medidas e protocolos para enfrentamento da pandemia neste novo momento da doença em todo o estado e no município. Ficou definido que os casos de síndrome respiratória devido a Influenza ou a Covid serão atendidos no Hospital Municipal. Já os outros casos de internamento clínicos e gestantes serão atendidos na Maternidade Alcides Cursino. As Unidades Básicas de Saúde – UBS, ficarão responsáveis pelos casos gripais leves com o objetivo de evitar a sobrecarga dos hospitais.

Outra ação importante programada pela prefeitura de Buíque, através da secretaria de Saúde, é a realização de um “pente fino” em cada comunidade/bairro com uma equipe volante para identificar e imunizar as pessoas que estão em atraso com a vacina contra a Covid-19.

O prefeito Arquimedes Valença encerrou a Live solicitando aos promotores de eventos que evitem promover essas festas que só vem contribuindo para aumentar o número de casos das doenças (Covid e Influenza), superlotando as unidades de saúde e sobrecarregando os profissionais que vem enfrentando essa pandemia desde março de 2020. O prefeito disse que vai monitorar nesses próximos dias o andamento das medidas e das atitudes por parte dos promotores de eventos e não descartou medidas mais duras.

“A Prefeitura não vai apoiar e nem patrocinar nenhum evento até que essa situação se normalize. Cancelamos o Carnaval exatamente porque já prevíamos essa situação com a chegada de uma nova variante da Covid, agora aliada a epidemia de gripe. Vamos observar para ver se tomaremos novas medidas a partir de decisão que deverá ser tomada pelo Comitê de Enfrentamento a Pandemia em Buíque. Queremos proteger a vida, a família. Convença seus filhos a se vacinarem, evitem aglomerações, use máscara, proteja a sua vida e a vida dos seus”, finalizou o prefeito.

Postado em Governo, Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *