Combate a dengue | Buique

Agentes de Endemias e Saúde estão se dedicando ao máximo no combate à dengue

Vistoria de residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos. Inspeção cuidadosa de caixas d’água, calhas e telhados. Aplicação de larvicidas e inseticidas. Orientações quanto à prevenção e tratamento de doenças infecciosas. Recenseamento de animais.

Essas atividades são fundamentais para prevenir e controlar doenças como dengue, chagas, leishmaniose e malária e fazem parte das atribuições do agente de combate de endemias (ACE).
Já os agentes comunitários de saúde (ACS) é uma das profissões mais estudadas pelas universidades de todo o País. Isso pelo fato de os ACS transitarem por ambos os espaços – governo e comunidade – e intermediarem essa interlocução. O que não é tarefa fácil.

O agente comunitário de saúde tem um papel muito importante no acolhimento, pois é membro da equipe que faz parte da comunidade, o que permite a criação de vínculos mais facilmente, propiciando o contato direto com a equipe.

Na última quarta (12/05) durante a feira tradicional, os 11 agentes de endemias do município, fizeram uma panfletagem com carro de som, movimentando a manhã e orientando a população para a importância de combater o mosquito da dengue, além da importância de receber os agentes de saúde e endemias em suas residências para manter o controle e combater focos residenciais.

Ainda nesta mesma semana os agentes fizeram uma limpeza urbana, visitas nas casas e comércio. Informaram sobre os riscos em não contribuir com a campanha. É fundamental que a população faça sua parte não acumulando lixo na rua após a passagem do caminhão de recolhimento, bem como não juntar água em pneus e garrafas. Manter vasilhas de plantas com muito cuidado, colaborar com os agentes e denunciar os focos em suas ruas. Essa guerra contra o mosquito só depende de você! Faça a sua parte! A Prefeitura de Buíque, através da Secretaria de Saúde, está empenhada nesse combate!

Publicado em Saúde e etiquetado como , , .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *