CIEE Juventude

Secretaria da Juventude de Buíque firma convênio com o CIEE e jovens terão mais oportunidades

No último dia 17 de dezembro a Prefeitura de Buíque, através da secretaria da Juventude, firmou um convênio com o CIEE para o Programa de Qualificação Gratuito. Implantado no ano de 2002, no Centro de Desenvolvimento e Competências – CENDECOM, o programa é destinado aos estudantes carentes, cujo objetivo é complementar a formação escolar de jovens de baixa renda, oriundos sobretudo de escolas públicas, por meio de iniciativas que interfiram no desenvolvimento pessoal, profissional, cultural, social e ético desses jovens. Desde a sua implantação, mais de 96 mil jovens foram capacitados através de oficinas, palestras e cursos com direito ao certificado.

O convênio vem fortalecer o trabalho da Secretaria da juventude diante dos desafios encontrados para resgatar jovens e qualifica-los para o mercado de trabalho. É um passo muito importante na efetivação de políticas públicas voltadas para a juventude já que não trará ônus ao município, apenas arcará com o translado do educador que ministrará aulas, disponibilizar um local e material. Mesmo assim, para que essa assinatura ocorresse foi necessária uma série de burocracias e articulações.

A Secretaria da Juventude já aguarda as primeiras oficinas para janeiro com temas atuais como Ética e Trabalho em equipe para um aproveitamento melhor no mercado de trabalho. A analista Milânia Ávila esteve em Buíque em reunião com o gestor municipal Arquimedes Valença e o Secretário da Juventude Matheus Frazão para que o termo fosse assinado e assim, os trabalhos pudessem vigorar o quanto antes. Os cursos são fundamentados numa metodologia participativa, baseada no diálogo, no confronto de ideias e na troca de experiências entre os participantes e com os recursos tecnológicos possíveis.

A secretaria da juventude em dois anos fortaleceu as políticas públicas em diversas secretarias, trazendo o jovem como protagonista e unindo forças capazes de mudar a realidade da população jovem do município. Sendo assim, agora pode-se dizer que em Buíque existe uma Secretaria envolvida com as causas e os desafios de uma juventude que merece um olhar diferenciado, uma oportunidade e uma forma de qualificação profissional.

Publicado em Juventude e etiquetado como , , , .