Prefeitura de Buíque firma boas parcerias e implanta o Programa de Bioágua no município

Prefeitura de Buíque firma boas parcerias e implanta o Programa de Bioágua no município

Através de grandes empresas e Instituições, como a Cáritas, Ambev e a Fundação Avina, a Prefeitura de Buíque consegue implantar o Programa de Bioágua que vai beneficiar milhares de crianças espalhadas pelas inúmeras escolas do município.

Buíque se prepara para cada vez mais agregar projetos e benfeitorias municipais, onde pessoas excluídas socialmente possam ter mais oportunidades políticas, sociais e econômicas. O Programa Bioágua é um exemplo perfeito da junção de prioridades para o desenvolvimento. Pois, trata-se de uma tecnologia de reuso de águas cinzas, é uma alternativa de reuso para a produção de alimentos, além da redução de contaminação ambiental no quintal das escolas da zona rural.

De forma sustentável, são construídas cisternas em escolas municipais para que sejam utilizadas em hortas escolares e assim incrementar a alimentação através da merenda distribuída nas escolas. Dessa maneira, centenas de alunos poderão ter uma alimentação mais equilibrada, completa e que traga resultados no raciocínio dos alunos. A Prefeitura de Buíque vem priorizando a educação com as reformas no ambiente escolar e em um ano e meio já foram reformadas quatro escolas municipais, incluindo mobílias e refeitórios. Além do ambiente de ensino adequado, é eficaz uma alimentação saudável para as crianças. Portanto, projetos e programas de incentivo aos cuidados com o meio ambiente, água e alimentos sustentáveis é uma prioridade do Governo Municipal. No próximo ano escolas indígenas e quilombolas contarão com hortas escolares promovendo uma educação de desenvolvimento e que atenda as expectativas no ensino. Em 2017, a Educação já começou a apresentar melhores resultados no ensino, como demonstra o IDEPE. Tudo isso, só foi possível através da parceria entre a Prefeitura (Secretaria de Agricultura e Mulher), A Cáritas, a AMBEV e a AVINA que é uma fundação latino-americana focada em produzir transformações em grande escala para o desenvolvimento.

O Programa Bioágua tem o objetivo de desenvolver ações de educação e acesso a água em escolas rurais de Quilombolas e Indígenas de Pernambuco. E, ainda capacitar professores, alunos e pais sobre o gerenciamento de recursos hídricos, como também sobre o manejo e cuidados com horta e pomares através das cisternas de 52 mil litros. Seus benefícios são excelentes, pois além de resolver problemas de poluição ambiental, promove a segurança alimentar através da produção de alimentos.

Autor(a) do texto:

Comunicóloga, habilitada em Jornalismo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *