Desfile cívico - Buíque

O sentimento de patriotismo que tomou conta de Buíque

Dizem os especialistas que ser resiliente é ter a capacidade de se recobrar facilmente ou se  adaptar a má sorte ou às mudanças. Enquanto muitas cidades do Brasil diante da crise que assola o país não tiveram perspectivas em comemorar a Independência do Brasil, em Buíque houve um show de patriotismo, de esperança e de renovação.

A Prefeitura de Buíque preparou uma maratona de eventos para que a população tivesse orgulho de ser cidadão. Aos primeiros raios solares, os buiquenses, acordaram com os fogos da Alvorada festiva. Em seguida, às 8h, na frente do Palácio Municipal a BAMBU (Banda Municipal de Buíque) fez a abertura da Solenidade de Hasteamento das Bandeiras. Logo após houve a apresentação cultural com os Quilombolas da comunidade Mundo Novo, representando a cultura afrodescendente com o samba de coco e a Capoeira. Ainda tivemos a apresentação dos Índios Kapinawá de Buíque com sua dança típica. Dando continuidade vieram os discursos das autoridades ressaltando as conquistas desses últimos meses no município, justamente nesse ponto é que Buíque foi às ruas comemorar o dia 07 de Setembro. Enquanto tantas pessoas pelo país a fora desistem, Buíque comemora como há muito tempo não se via. E, assim a Banda municipal encerrou o momento.

No entanto, o brilho veio no período da tarde, pais, alunos, escolas, populares e Governo todos juntos em uma só causa. A união de um povo resiliente, mostra a força que tem. Mesmo com as dificuldades em que o país se encontra, Buíque deu um show de esperança, nem parecia um povo que já apresentou o pior IDH do país. Isso é resultado dos últimos dias de competência e responsabilidade de uma Gestão que está dando as condições básicas aos cidadãos. Os pais de tantos alunos estão de parabéns pelo esforço contínuo em buscar o melhor pelos seus filhos, as escolas em geral lutaram dias antes e correram contra o tempo para sentir orgulho em apresentar seus alunos a altura de um Desfile Cívico, a população esteve presente em massa para prestigiar tantos esforços. E, principalmente a Prefeitura de Buíque que mesmo com as dificuldades de uma crise acredita que dias melhores virão e passa isso para o município. A Secretaria de Turismo Cultura e Esporte brilhou em toda a organização e parceria com a Secretaria de Educação. O Governo esteve presente em todos os momentos, desde o início até a última apresentação. E, através de um projeto responsável, foi possível que a Secretaria de Finanças viabilizasse um Desfile Cívico a altura do povo, onde cerca de vinte escolas pudessem passar em um corredor montado no centro da cidade. O início da tarde foi marcado com a marcha de mais de cem índios fazendo a abertura do evento com suas reivindicações, dia histórico com realmente a história viva do país, em seguida a Banda Municipal fez a abertura Oficial do Desfile Cívico. Em uma estrutura de palco, iluminação e som, todas as escolas puderam brilhar. Certamente um momento único que marcará a vida de muitos. Graças a sensibilidade da atual Gestão, Buíque mostra para todo o Brasil a importância de ter a esperança renovada. O sorriso da força, da garra e do entusiasmo de um povo que não desiste nunca é a marca simbólica das conquistas que ainda virão.

Publicado em Comemoração, Eventos e etiquetado como , , , , , .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *