Abastecimento rural - Buíque

Secretaria de Agricultura promove reunião para articular abastecimento de água na zona rural

Diante das dificuldades que o campo enfrenta é a estiagem é certamente o ponto principal. Sendo assim a Operação Carro Pipa Executada pelo Exército é fundamental para amenizar essa questão, porém com a chegada de alguns dias chuvosos alguns pontos do município respiraram aliviados já que os barreiros e depósitos conseguiram armazenar água.

Com isso, o Ministério da Defesa/Exército que é responsável pela Operação Carro Pipa que fornece água nos reservatórios de todos os recantos do município que sofre com a estiagem iria suspender o fornecimento.

No entanto, a Secretaria de Agricultura fez um levantamento e constatou que em alguns pontos do município não choveu ao ponto dos moradores conseguir armazenar água. Dessa forma, imediatamente a Secretaria de Agricultura se reuniu com a COMDEC (Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil) e os representantes do Ministério da Defesa/Exército para evitar a suspensão no fornecimento de água pelo Órgão responsável já que isso resultaria, ainda que temporariamente, em prejuízo significativo para boa parte da população que necessita de água potável oferecida pela Operação Carro Pipa. Uma das soluções para o problema seria o remanejamento de carradas que seriam entregues para as áreas que choveu para as áreas de estiagem, diminuindo onde está sobrando e aumentando onde há necessidade.

Com relação a situação de enchimento de reservatórios colapsados, os membros da COMDEC informaram que houve um pequeno acréscimo no volume de alguns barreiros da região, porém esta água que neles são acumuladas não servem para o consumo humano, devem ser utilizadas somente para os animais e lavoura.

Por tudo isso, ficou decidido que não haverá a suspensão do fornecimento de água potável e o COMDEC que responsabilizou em fazer um levantamento de todos os pontos de abastecimento do município para que o mapeamento seja útil a Secretaria de Agricultura e o fornecimento de água seja contínuo.

Publicado em Abastecimento, Agricultura e etiquetado como , , , , , .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *