9 feira de agricultura familiar - Itaíba

Caravana buiquense visita a nona Feira de Agricultura Familiar de Itaíba

A Secretaria Municipal de Abastecimento e Agricultura, em parceria com o Sindicato Patronal de Agricultura e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável, através das Associações (Sítio Boa Vista, Malhada Branca, Charco, Serrinha, São Domingos, Pedrinha, Lagoa de Fora e Cafundó), saíram em caravana para participar da IX Feira de Agricultura Familiar, promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais em Itaíba-PE. A visita ocorreu no dia do agricultor, 28 de julho. Visitantes locais e de cidades vizinhas tiveram a oportunidade de participar de oficinas, palestras e cursos, além de adquirir produtos de origem 100% orgânica e artesanatos feitos em tecido, madeira e palha. Durante a feira, foram realizados atendimentos do INSS, Banco do Nordeste, IPA, ADAGRO, ITEP e SENAR.

O SENAR se preocupa com o trabalhador do campo. A gente trabalha, se reúne, discute, planeja e faz de tudo para que vocês tenham algum ganho com os cursos ofertados.” Adriano Pontes, Supervisor do SENAR.

Cida, presidente do Sindicato dos Agricultores de Itaíba, é idealizadora da feira que ocorre há nove anos em parceria com o Sindicato Patronal de Buíque. Ela diz que o projeto, apesar das dificuldades, e independente dos períodos de seca ou chuva, mantém-se firme e tem ação continuada graças às parcerias que pela união, fortalece o movimento que gera possibilidades na vida dos profissionais do campo.

A Prefeitura de Buíque, através da Secretaria de Agricultura, manifestou o interesse de criar uma feira voltada para o segmento da agricultura familiar e sua busca por parcerias para ampliar o leque de possibilidades para execução da primeira edição do evento em Buíque, tendo como modelo a feira de Itaíba.

O evento traz boas oportunidades aos produtores da região, seja pela capacitação ou pela divulgação e exposição do artesanato ou produtos agropecuários – frutos da intervenção do Sindicato Rural e parceiros no incentivo a qualificação humana, fator inspirador que abre novos horizontes que pode constituir-se parte da grade de eventos  de Buíque-PE.

Fonte: Oqqbt?

Publicado em Agricultura e etiquetado como , , , .