Luiz Benício na novela da Globo

Artesão buiquense tem peças expostas no Rio de Janeiro e em Novela da Globo

O artesão Luiz Benício traz uma marca pessoal em suas artes e cada vez mais suas obras são valorizadas em todo o Brasil. Um exemplo disso é o contexto em que atualmente se encontra o seu trabalho, com obras na Novela do Outro Lado do Paraíso, Luiz vive o que considera um dos pilares que finca de vez sua marca em todo o país e até no exterior.

Atualmente ele enviou peças para fazer parte do acervo que compõem uma Exposição no Museu Janete Costa no Rio de Janeiro. O Museu de Arte Popular é praticamente um complemento do MAC. Os visitantes saem de um para o outro à procura de Artesanatos.  O Museu leva o nome de Janete que foi pioneira e que elevou o Artesanato Brasileiro aos mais altos patamares. E, não seria diferente com o buiquense Luiz Benício que encanta aos visitantes com suas peças únicas em qualquer exposição pelo Brasil.

Nascido de pais agricultores em 15 de Maio de 1972, Luiz se reinventa na Arte Popular todos os anos. Há 12 anos participa da maior Feira de Artesanato da América Latina, a FENEARTE. Pai de quatro filhos e casado leva a arte para dentro de casa onde mora e trabalha, na Vila do Catimbau, em Buíque, Pernambuco. Desde menino, era muito curioso e aprendeu por conta própria a ler e escrever com uma Cartilha de ABC, onde descobriu tirando dúvidas com quem sabia sobre as sílabas, o que faz dele um espetacular artista em todos os sentidos.

Durante a FENEARTE suas obras já foram expostas na Alameda dos Mestres e com premiação no Salão de Arte Popular Ana Holanda, Luiz sabe da missão artística que tem. Pois, há alguns anos que suas obras fazem parte de Exposições pelo mundo, como foi o caso do Canadá, Milão, Estados Unidos e Tel Aviv em Israel. Ainda no Brasil, o Festival de Inverno de Garanhuns é palco de suas obras. E, Novelas como A Lei do Amor teve participação no último capítulo com cinco peças feitas pelas mãos do artesão. Mas, a grandeza de seu trabalho está nas mais de cem peças que foram enviadas pelo artista para que fossem utilizadas na nova novela da Globo: Do Outro Lado do Paraíso; Suas obras também já foram publicadas em diversos jornais, revistas e livros.

A Exposição no Museu Janete Costa, no Rio de Janeiro, vai até o mês de Abril e o artista se consagra cada vez mais na Arte e no dia 20 de Janeiro Luiz também participará de uma Exposição na Vila do Catimbau onde terá um livro publicado com seu trabalho.

Artes de Luiz Benício

Publicado em Cultura e etiquetado como , , , .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *